Onde descarregar ebooks grátis e legais em português

Há várias entidades que disponibilizam títulos digitais não pirateados. Instituições públicas e privadas, projectos de colaboração e de divulgação de conhecimento têm digitalizado milhares de livros e colocado á disposição na internet.

Existem pelo menos cinco com ebooks em português:

A Biblioteca Nacional Digital (BND), permite o acesso gratuito à cópia digital de 15 mil livros, publicações periódicas, iconografia, cartografia, partituras e espólios. Tem por objectivo a conservação e divulgação do património documental português. Permite o download de ficheiros em PDF.


Iniciado em 1971, o Projecto Gutenberg é a mais antiga biblioteca digital. Neste momento conta com pelo menos 30 mil livros que podem ser descarregados e lidos, por exemplo, nos novos dispositivos móveis.


É conhecida como a biblioteca digital da UE. O projecto iniciou-se com cerca de 2 milhões de livros e em 2010 espera-se que o número do acervo seja cinco vezes maior. O Europeana regista a colaboração de várias bibliotecas europeias, inclusive a portuguesa.


Outro arquivo digital de obras e textos é o Google Books. À semelhança das anteriores bibliotecas referidas, este serviço faz-se de obras que entraram no domínio público e de outros materiais sem direitos autorais. Permite a visualização e descarga em PDF.

Promovido pela Wikimedia Foundation, é um acervo virtual de textos e obras originais que entraram em domínio público. A WikiSource tem perto 85 mil em português que podem ser descarregadas em formato PDF.

10 Responses to Onde descarregar ebooks grátis e legais em português

  1. http://cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/biblioteca-digital-camoes.html
    Com muitas edições actuais, ao contrário de algumas aqui mencionadas, que são na edição livre de direitos, portanto de 1900 e troca o passo. As reedições da Agustina pela Guimarães, por ex.

  2. Jose Antonio do Nascimento

    muito boa iniciativa

  3. Henrique Pereira da Costa Tavares

    optima iniciativa

  4. porque adoro ler

  5. Maria helena carvalho

    Olá Maria Margaroli,

    Tenho imenso interesse em ter um livro em português no meu Ipad: “Os Lusíadas”, mas receio que me ocupe muita memória no meu Ipad. No entanto gostava imenso. De vez enquando podia ler umas estrofes e conhecer melhor uma obra, que, com a minha idade, cada vez me parece mais interessante. Se puder responder-me, ficar-lhe-ia muito grata.
    Não sei os códigos actuais, mas vou mandar-lhe um abraço na mesma.
    Maria Helena Carvalhogu

  6. Pingback: Mapa da mina | Bibliotecário de Babel

  7. Acabei de ler um livro fascinate de Edward Stewart, traduzido assemelha se <>. Tentei procurar outras obras mas nao encontrei apenas de um de edward stewart white mas neste nao lhe encontrei a oobra.
    se alguem tiver conhecimento agradeco o post =)
    obrigado
    catia

  8. gosto muito dos livros da stephanie mayer

  9. marcia ayumi murata

    Boa tarde…gostaria de obter informaçoes sobre ebook de implantodontia, obrigada

  10. Para os que gostam de ler e têm coragem para se aventurar em assuntos novos e excitantes, receba gratuitamente um livro sobre poker. Basta acessar o link do blog: http://sistemaideal.blogspot.com.br/
    Sejam bem vindos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Na Rede Cultura
2leep.com